No decorrer dos últimos 24 anos a 3Tentos já passou por diversas transformações no Agro, e agora estamos em frente a mais uma delas e potencialmente a que causará o maior impacto: a digitalização. Com o objetivo de imergir-se nas mais novas tecnologias do setor e prospectar inovações nas nossas plataformas digitais (Aplicativo 3Tentos e PAP Digital), a 3Tentos foi para o Vale do Silício em São Francisco, na Califórnia, berço da maioria das empresas que revolucionaram diversas indústrias, como Uber, Apple, Google, Facebook e AirBnB.
Em comparação com outros setores, o Agro é um dos menos digitalizados, e será uma das próximas indústrias a serem transformadas. Há uma crescente demanda por produção de alimentos praticamente sem aumentar a área cultivada, em um curto período de tempo. Cada vez menos pessoas trabalhando no campo por unidade de área, investimentos em Agrotechs crescendo exponencialmente, assim como o número de investidores e de startups são sinais de catalisação deste processo. Mais ainda, grandes corporações estão fazendo movimentos de aproximação das aceleradoras, fazendo parcerias ou mesmo adquirindo empresas de tecnologia para estarem mais rapidamente inseridas nas inovações no nosso mercado.
As mudanças propostas por inúmeras startups estão mudando a agricultura. Uma das inovações mais disruptivas é a produção de uma constelação de nanossatélites, que podem determinar fertilidade dos solos, presença de plantas invasoras, situação sanitária das plantas, estresses e níveis de nutrientes nas plantas. Outro exemplo, voltado para a gestão, são seguradoras que prometem descomplicar o seguro agrícola de forma a automatizar o processo de contratação, criando um banco de dados e buscando histórico personalizado por agricultor, podendo aprovar propostas em até 8 minutos. Mais ainda, análises de solo feitas não mais com reagentes químicos, mas com análise de DNA dos microrganismos que habitam determinada área de solo, tendo-se uma análise microbiológica e sua capacidade de extrair estes nutrientes do solo ou racionalizar a quantidade de nutrientes usada.
Já presente no nosso dia a dia, a Climate, com o FieldView está ampliando os horizontes com novos avanços tecnológicos, criando o futuro para uma fazenda repleta de dados e informações coletadas diretamente dos diversos implementos agrícolas utilizados diariamente, e também de satélites, de forma a evidenciar potenciais fatores limitantes de produção, permitindo melhor qualidade nas decisões tomadas para que sejam mais corretas e baseadas em dados, não em suposições baseadas em experiência somente.
Hoje, uma das maiores tendências de inovação no Vale é a produção da chamada Clean meat (carne limpa). Tais produtos são produzidos de diversas formas, uma delas em laboratório a partir de pequenas amostras de células animais que se multiplicam in vitro, alimentadas por açúcares e outras matérias primas (que ainda são o segredo industrial do negócio), e o resultado é carne 100% real. Da mesma forma, do Vale já surgem carnes de peixe sem pescar; claras de ovos sem precisar da galinha; hambúrgueres utilizando proteínas de plantas com gosto, cheiro e textura iguais a carne tradicional; transformação de CO2 por meio de fermentação em proteínas, as quais são usadas para alimentação de peixes; leite produzido com proteínas vegetais, que pode ser transformado em queijo, iogurte, sorvete, etc... Em escala, estes processos exigem drasticamente menos água, terra e energia do que os métodos convencionais, tornando este um caminho claro para redução do custo da produção de proteínas de diversas fontes, de forma a distribuí-las em escala global.
Muito do que foi visto ainda está relativamente longe da nossa realidade. Porém, a agricultura digital já é uma realidade no dia a dia das fazendas, e pode oferecer ainda muito mais benefícios do que os brevemente listados aqui. Contudo, ainda é fundamental o acompanhamento técnico qualificado para entender como essas peças do quebra-cabeça podem aumentar a compreensão e o rendimento de cada hectare e da mesma forma garantir que a gestão seja uma alavanca ao desenvolvimento de cada propriedade. Para a 3Tentos, decodificar e entender esses dados é fundamental para o sucesso e para encontrar as oportunidades na fazenda conectada hoje. O Detec 3Tentos já vem sendo qualificado para entender como usar melhor a tecnologia aliada a assistência, e assim poder garantir o sucesso dos nossos clientes nesta nova era da Agricultura 4.0.