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Marketplace Agro: diferentes modelos de negócio no mundo online e físico

Agronegócio segue em constante evolução e adentra diferentes modelos de vendas, como e-commerce, marketplace, plataformas de fidelidade, multicanalidade e omnicanalidade

Um dos grandes motivadores do sucesso da internet com certeza foram as iniciativas relacionadas às vendas online. Esse modelo de vendas está presente em diferentes segmentos da economia, complementando o modelo tradicional e causando transformações no comportamento de compra do cliente.


Com o avanço das plataformas, modelos de negócio, integrações, automatizações, meios de pagamento, marketing digital e serviços, um ecossistema consolidado de vendas online foi criado no Brasil. Sendo assim, é grande a quantidade de empresas que solucionam problemas nesse meio, para diferentes segmentos do mercado e propósitos, e o agronegócio também está presente.


Para acompanhar todas essas novidades, foi necessária a criação de novos termos e conceitos, como e-commerce, marketplace, plataformas de fidelidade, multicanalidade e omnicanalidade, como explicaremos a seguir, usando exemplos do agro:


  • E-commerce: é um modelo de negócio de vendas totalmente online, desde a escolha dos produtos até o pagamento, usando computadores ou smartphones. Exemplo disso é quando uma loja agrícola vende seus produtos e serviços num site próprio, sem produtos de terceiros.


  • Marketplace: também é um modelo de vendas totalmente online, mas em um conceito de shopping online, ou seja, uma loja de produtos agrícolas publica seus defensivos agrícolas no site, ao mesmo tempo que uma loja de implementos agrícolas publica seus maquinários para venda nesse mesmo site. Isso significa que ,em um mesmo espaço digital, o agricultor encontra vários vendedores e itens agrícolas de diversos segmentos.


  • Plataformas de fidelidade: é um modelo de troca de pontos por itens diversos. Ou seja, através de promoções e campanhas de marketing, o agricultor pode acumular pontos e depois trocá-los por itens e serviços. O pagamento pode ser totalmente em pontos, ou parcialmente em dinheiro. Essas trocas ocorrem dentro de um site e, em geral, são ofertadas para serviços de agricultura digital, por exemplo.

Antes de comentar um pouco sobre Multicanalidade e Omnicanalidade, destaco que qualquer loja de produtos agropecuários que deseja “colocar um pé” no mundo digital, deve dar uma atenção especial ao atendimento técnico. Isso se mostra importante porque uma propriedade rural possui um sistema complexo, como particularidades de safra, trato diferente com cada animal da fazenda, produtos de diferentes aplicações, entre outras características. Para auxiliar com essas particularidades é essencial ter um suporte na hora da compra, além de manter o relacionamento com o cliente, mesmo que o atendimento seja no mundo online.


  • Multicanalidade: a multicanalidade nasceu muito antes das vendas online. Hoje ela faz parte de qualquer estratégia de venda online, mas também de vendas físicas. Ser multicanal é ter várias frentes de comunicação e relacionamento com o cliente. Ter uma loja agro física onde o atendente recebe o agricultor no balcão para comprar peças agrícolas, por exemplo, é uma frente/canal. Outra frente é quando o supervisor dessa loja negocia com seus clientes e envia ofertas por WhatsApp. Podemos considerar uma terceira frente quando um dos vendedores dessa loja visita propriedades rurais para vender peças. Ter um site de venda de peças agrícolas também é outro canal/frente de vendas. Em suma, vários são os canais de venda e relacionamento e a estratégia de multicanalidade tende a se adaptar aos desejos dos clientes.

  • Omnicanalidade: é uma evolução da multicanalidade. No modelo omnicanal todos os canais de venda e relacionamento são integrados, ou seja, interconectados. É como se o agricultor escolhesse suas peças agrícolas no balcão de atendimento, negociasse o preço final pelo WhatsApp e o pagamento seria feito pelo site de compras. Ou seja, proporciona uma jornada de compra única, fácil e funcional para o consumidor.

Permeando e evoluindo dentro destes conceitos, a 3tentos lançou seu Marketplace em setembro de 2022, com um foco total no produtor rural e na facilidade do acesso à informação agronômica de qualidade. Exemplo disso, é que nos defensivos agrícolas publicados na plataforma, as informações de bulas são simplificadas, além de fornecer informações de pesquisa e fotos dos problemas de lavoura, ao contrário das tradicionais fotos das embalagens dos produtos.

 

Aliado a isso, a estrutura do Marketplace 3tentos conta com um time de especialistas de campo, que atendem presencialmente, e uma equipe que presta suporte via WhatsApp 24 horas por dia, facilitando assim a assistência técnica e compartilhamento de informações de manejo.

 

Em complemento a isso, o Marketplace também abre a possibilidade para os clientes da companhia divulgarem e colocarem à venda seus produtos, como maquinários e caminhões.




Dessa forma, o Marketplace 3tentos se coloca como mais uma frente de atendimento da empresa, caminhando junto com a digitalização do campo e atento às necessidades do produtor rural, ponto central do ecossistema 3tentos.


Acessar o Marketplace 3tentos

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Referência: 13/05/2021
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Frequência de atualização: diária