A soja é uma das principais culturas de grãos no Rio Grande do Sul, onde são cultivados mais de 6 milhões de hectares a cada safra, o que demonstra a importância da oleaginosa para a economia. Visando a obtenção do adequado estabelecimento de plantas na lavoura, manejos assertivos são essenciais, iniciando a partir do tratamento de sementes.
Qual a importância do TS?
O Tratamento de Sementes (TS) se mostra como um grande aliado para os produtores rurais no controle de pragas e doenças nos estágios iniciais de desenvolvimento da cultura. Essa prática reduz consideravelmente os impactos negativos no estabelecimento e potencial produtivo da lavoura. A sanidade das sementes é um fator muito importante, uma vez que elas são suscetíveis a ataques de diversos agentes fitopatogênicos, podendo servir como veículo de disseminação quando infectadas. Diante dessa realidade, o uso do tratamento de sementes torna-se indispensável.
Tratamento de Semente Industrial
No atual mercado agrícola, o Tratamento de Sementes Industrial (TSI) se destaca como uma alternativa amplamente adotada por produtores rurais, principalmente devido à sua praticidade. Nesse método, as sementes são adquiridas já tratadas e prontas para a semeadura, sendo envoltas por alguns agentes ativos, podendo ser: fungicidas, inseticidas, nematicidas nutricionais e biológicos. Além dos ativos, as sementes são revestidas com polímero, proporcionando maior aderência dos produtos utilizados. A opção pelo TSI oferece uma série de vantagens às culturas, isso inclui uma significativa redução do risco de intoxicação para os produtores, a certeza de uma mistura correta dos produtos químicos e uma distribuição mais uniforme dos agentes de tratamento nos grãos.
Tratamento de sementes On Farm
Tendo em vista o maior investimento quando tratadas de forma industrial, muitos produtores rurais estão explorando uma alternativa mais viável conhecida como tratamento de sementes realizado na propriedade (Treatment On Farm, TOF). O TOF também é visto com bons olhos, já que essa prática concede a liberdade de escolha dos produtos utilizados e é adotada com o intuito de uma melhor relação entre custo e benefício.
Principais doenças e pragas controladas
O TS de soja é indicado para o controle de diversas doenças fúngicas que podem atacar as sementes e plântulas, tais como: a antracnose (Colletotrichum truncatum), que provoca deterioração das sementes e necrose dos cotilédones nas plântulas; a Phomopsis sojae, um fungo frequentemente encontrado nas sementes e principal causador de baixa germinação na soja; e a Cercospora kikuchii, agente causador da mancha púrpura, que resulta em danos nos grãos e apresenta sintomas de manchas arroxeadas, podendo levar à morte das plântulas.
Os insetos-pragas são responsáveis por causar danos significativos às plântulas de soja, principalmente nos estágios iniciais de crescimento. Diante dessa situação, o tratamento de sementes, assim como para as doenças, se torna de extrema importância. Conforme a Embrapa, o tratamento de sementes de soja com inseticidas é considerado o método mais eficiente para controlar as pragas no início do desenvolvimento da cultura, prevenindo perdas decorrentes de pragas tanto no solo quanto na parte aérea, promovendo um estabelecimento inicial saudável da lavoura.
A utilização de inseticidas e nematicidas desempenha um papel fundamental no combate a esses insetos-pragas, sendo os mais comuns a lagarta elasmo (Elasmopalpus lignosellus) e a larva-alfinete (Diabrotica speciosa). Além disso, os nematóides representam uma considerável preocupação na região Centro-oeste do Brasil e atualmente em outras regiões também. Destacam-se o nematoide-de-galhas (Meloidogyne javanica e Meloidogyne incognita) e o nematoide do cisto da soja (Heterodera glycines). Nesse contexto, o tratamento de sementes (TS) tem como objetivo primordial proteger as plantas contra o ataque desses organismos.
Nesse contexto, a prática do tratamento de sementes na cultura da soja assume um papel fundamental na otimização da produtividade e na retaguarda das plantas contra diversos desafios fitossanitários. A combinação de métodos de revestimento, em conjunto com o uso de produtos químicos e biológicos de ponta, possibilita que os agricultores garantam um vigor ampliado na cultura desde as etapas iniciais de desenvolvimento.
Por Eduarda Antonow e Kelvin Soares Dalla Nora, acadêmicos do curso de Agronomia da UFSM campus Frederico Westphalen, membros da empresa júnior AGR Jr. Consultoria Agronômica, sob acompanhamento da orientadora, professora Dra. Gizelli Moiano de Paula.
Referências Bibliográficas
CHERLINKA, V. Tratamentos de Sementes: Tipos, Usos e Benefícios. EOS DATA ANALYTICS. Disponível em: https://eos.com/pt/blog/tratamento-de-sementes/. Acesso em: 09 de ago. 2023.
GOULART, A.C.P. Tratamento de sementes de soja com fungicidas: recomendações técnicas. Dourados: EMBRAPA- CPAO, 1998. 32p. EMBRAPA-CPAO. Circular Técnica, 8. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/241130/1/CT898.pdf Acesso em: 09 de ago. 2023.
GOULART, A.C.P. Fungos em Sementes de Soja, Detecção, Importância e Controle. 2 ed. rev, e ampl. - Brasília, DF: Embrapa, 2018. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/184748/1/LIVRO-DOENCAS-FINAL.pdf. Acesso em: 09 de ago. 2023.
TOLEDO, L. Tratamento de sementes de soja traz vantagens ao produtor. Canal Rural. Disponível em: https://www.canalrural.com.br/ihara/tratamento-de-sementes-de-soja-traz-vantagens-ao-produtor/#:~:text=De%20acordo%20com%20a%20Embrapa,solo%20e%20da%20parte%20a%C3%A9rea. Acesso em: 09 de ago. 2023.
NECHET, K, L, et al. Antracnose (Colletotrichum truncatum): doença importante para a soja (Glycine max) nos cerrados de Roraima. EMBRAPA Comunicado Técnico. ISSN 0102-099 Novembro, 2003 Boa Vista, RR. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/690875/1/cot005003antracnosesojakatia.pdf. Acesso em: 09 de ago. 2023.
SYNGENTA Brasil.Tratamento de sementes: o manejo para o sucesso da soja. Disponível em: https://portal.syngenta.com.br/noticias/tratamento-de-sementes-o-manejo-para-o-sucesso-da-soja/. Acesso em: 09 de ago. 2023.
Imagem de capa: reprodução/Basf