Selecione a fonte desejada
Menu

Quais critérios levar em consideração para escolher a semente de trigo?

Os critérios de escolha das sementes variam de acordo com a região, o clima, o tipo de solo e as demandas específicas de cada cultura

O trigo é um dos cereais mais importantes globalmente, desempenhando um papel vital na alimentação humana e na economia agrícola. Para garantir altas produtividades e um rápido e uniforme estande de plantas, é preciso realizar a escolha certa da semente, levando em consideração a qualidade da semente e a cultivar que melhor se adaptada a sua região.


- Qualidade da semente


Influenciada por quatro atributos fundamentais: genético, físico, sanitário e fisiológico. A qualidade genética abrange características como pureza varietal, homogeneidade, resistência a doenças e insetos, precocidade, estatura, entre outras. A qualidade física é expressa pela pureza (separação, quantificação e identificação de todos os materiais que compõem o lote) e a condição física da semente (teor de umidade, tamanho, cor, densidade, danos mecânicos e danos causados por insetos). A qualidade sanitária compreende a presença e grau de ocorrência de fungos, bactérias, vírus, nematóides e insetos que causam danos às sementes. Já a qualidade fisiológica da semente está relacionada com sua capacidade de desempenhar funções vitais e é analisada através de testes de vigor e germinação realizados em laboratórios.


- Germinação 


A germinação é o principal teste realizado em laboratório para determinar a qualidade fisiológica das sementes e expressa a capacidade de semente de formar uma plântula normal em condições normais. As sementes apresentam um material de reserva, que é utilizado durante os primeiros dias para germinar e emergir. Além disso, para que uma semente germine e forme uma planta, também é fundamental que as condições ambientais sejam adequadas. Essa relação entre as condições ambientais e a germinação das sementes é crucial, especialmente quando se trata da taxa de germinação, um parâmetro essencial para comercialização das sementes.


Cada espécie de semente possui um padrão de comercialização, para o trigo a germinação mínima é de 80%. Logo, o teste de germinação avalia a porcentagem de sementes do lote que germinam em condições favoráveis de água, luz e temperatura. Entretanto, no campo, as condições do ambiente nem sempre são favoráveis. Dessa forma, em condições favoráveis, o vigor da semente é um atributo fundamental para a germinação.


- Vigor


O vigor é o potencial que a semente apresenta em germinar e emergir rapidamente, produzindo plântulas normais em uma ampla gama de condições ambientais. Sementes com alto vigor têm a capacidade de tolerar estresses, como falta de água, luz e temperaturas não ideais, e ainda assim germinar e emergir, formando plântulas normais.



- Sementes certificadas


A preferência por sementes certificadas é um aspecto muito importante de se avaliar no momento de escolher a semente, afinal, elas são o insumo mais importante na agricultura, as quais carregam todo potencial produtivo da planta, além do investimento em melhoramento genético e biotecnologia.



Características para levar em consideração na escolha da cultivar de trigo


A partir da escolha de uma semente certificada com alto teor de germinação e vigor, é preciso tomar alguns cuidados para garantir que a cultivar escolhida tenha um bom desempenho em sua lavoura. A seleção da cultivar certa é um dos fatores mais críticos para o sucesso de uma safra. Embora algumas variedades possuam altos índices de produtividade, nem sempre se mostram igualmente eficazes em todas as condições de cultivo. 


O tipo de cultivar selecionada é o que determina as variações na plantação de trigo em diferentes regiões do Brasil, uma vez que cada cultivar é desenvolvida para se adaptar ao microclima específico de sua respectiva região, para que as perdas sejam minimizadas e a produtividade desejada seja alcançada. Com isso, devemos nos atentar a alguns fatores decisivos, como:


- Resistência ao acamamento


Quando há excesso de chuvas por longos períodos na fase de perfilhamento, algumas dessas cultivares podem apresentar crescimento vegetativo exagerado. Existem alguns manejos para minimizar o acamamento do trigo:

> utilização de densidades de semeadura recomendadas;


> uso de adubação nitrogenada de cobertura aplicado logo após a emergência das plantas, quando apresentarem de duas a três folhas desdobradas. Caso o nitrogênio seja aplicado no final do perfilhamento, existe a tendência de aumento do comprimento dos entrenós dos colmos das plantas, favorecendo o acamamento;


> utilizar redutor de crescimento (trinexapac-etil) para o manejo do acamamento nas cultivares, porém, por ser um indutor hormonal, o produto deve ser utilizado com muito critério, para se evitar efeitos tóxicos na lavoura.




- Resistência a doenças 

As doenças podem afetar negativamente o desenvolvimento da planta de trigo.

Visando diminuir a incidência de doenças, o produtor deve analisar e conhecer o histórico de sua área e a região em que ocorrerá a semeadura do trigo, a fim de saber quais as principais doenças recorrentes nas últimas safras e optar por cultivares resistentes a elas.


Em períodos de chuvas recorrentes, as principais patologias que afetam o trigo são a Giberela (Gibberella zeae) e a Brusone (Pyricularia grossa). Outras doenças comuns são: Manchas-foliares, Ferrugem-da-folha (Puccinia triticina) e Oídio (Blumeria graminis f. sp. tritici).


Para um controle eficaz das doenças, é fundamental adotar algumas medidas. Isso inclui a utilização de sementes certificadas e de alta qualidade, a preferência por cultivares resistentes, o tratamento adequado das sementes, a prática da rotação de culturas - já que muitos patógenos podem persistir nos resíduos culturais, como no caso da mancha amarela. Além disso, é importante considerar a implementação de medidas de controle químico, quando necessário.


- Resistência à germinação na espiga

 

A germinação na espiga é um problema que se manifesta em regiões onde ocorrem precipitações por um período relativamente prolongado (três a quatro dias) próximo da maturação do grão. Essa condição ocorre com muita frequência no período de colheita do trigo nas regiões Sul e Centro-Sul do Brasil. A germinação na espiga causa perdas no rendimento, devido ao aumento da debulha da espiga e a eliminação pela colheitadeira dos grãos germinados, além de reduzir drasticamente o peso hectolitro do grãos, visto que a relação entre peso/volume é muito afetada nos grãos germinados. Em algumas situações é necessário realizar a colheita com 18% a 20% de umidade para evitar a germinação na espiga. Portanto, dependendo de sua região, é muito importante investir em cultivares que possuem algum nível de resistência à germinação da espiga, visto que irá reduzir perdas, contudo, aumentar a produtividade.


Exemplos de cultivares e suas principais características para o Rio Grande do Sul


Tbio Ponteiro

-Ciclo: Média - Tardio

-Altura média da planta: Média

-Resistência ao Acamamento: Média

-Resistência à Debulha: Média

-Resistência à Giberela: Média

-Resistência à Brusone: Média


Tbio Trunfo

-Ciclo: Precoce

-Altura média da planta: Média

-Resistência ao Acamamento: Média/Baixa

-Resistência à Debulha: Média/Baixa

-Resistência à Giberela: Média/Alta

-Resistência à Brusone: Média/Alta



ORS Soberano

-Ciclo: Médio

-Altura média da planta: Baixa

-Resistência ao acamamento: Médio/Alto

-Resistência à Debulha: Médio

-Resistência à Giberela: Média/Baixa

-Resistência à Brusone: Média



Clique aqui e acesse o portfólio 3tentos para cultivares de trigo.


Cultivares como estas, estão disponíveis para aquisição com a equipe da 3tentos, valendo salientar que esta publicação tem por finalidade informação, e não a recomendação. 


Ao ponderar todos esses aspectos acima, bem como qualidade da semente, características das cultivares e características da propriedade, você terá subsídios suficientes para selecionar a semente de trigo mais adequada às suas necessidades e às condições da sua área de cultivo, visando obter uma safra de sucesso.



Texto escrito por Bruna Fernanda Krenchinski e Vitória Hedwiges Bender Carlson, membros da AGR Jr. Consultoria Agronômica, Empresa Júnior do Curso de Agronomia da UFSM Campus Frederico Westphalen, sob a orientação da professora Gizelli Moiano de Paula.













Referências


NEDEL, J. L. Germinação na espiga. Seed News. Disponível em: https://seednews.com.br/artigos/2515-germinacao-na-espiga-edicao-janeiro-1998. Acesso em 26 de Fevereiro de 2024.


3 Tentos. Portfólio de Sementes RS. Disponível em: https://sementes.3tentos.com.br/rs#trigo. Acesso em 26 de Fevereiro de 2024.


LANDGRAF, L. Para evitar acamamento do trigo pesquisadores da Embrapa fazem recomendações aos produtores. Embrapa.Disponível em:https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/1834127/para-evitar-acamamento-do-trigo-pesquisadores-da-embrapa-fazem-recomendacoes-aos-produtores. Acesso em 26 de Fevereiro de 2024.


MUGNOL, D; EICHELBERGER, L. Qualidade de Semenetes. Embrapa Trigo. Disponível em: http://www.cnpt.embrapa.br/biblio/do/p_do94_39.htm#:~:text=A%20qualidade%20fisiol%C3%B3gica%20da%20semente,pl%C3%A2ntula%20normal%20em%20condi%C3%A7%C3%B5es%20normais. Acesso em 27 de Fevereiro de 2024.


SANTOS, R.F. Como escolher as melhores cultivares de trigo para sua lavoura em 3 passos. Aegro. Disponível em: https://blog.aegro.com.br/cultivares-de-trigo/. Acesso em 25 de Fevereiro de 2024.


OLIVEIRA, C. Vigor de sementes: será que é realmente importante?. Booster Agro. Disponível em: https://boosteragro.com/blog-po/o-que-e-vigor-de-sementes/. Acesso em 27 de Fevereiro de 2024.


Conheça as principais doenças do trigo no Brasil e suas causas. Disponível em: . Acesso em 28 de Fevereiro de2024.


Principais aspectos da produção de trigo. Disponível em: .


Developed by Agência Jung
X

Inscrição PAP Digital Versão BETA

O PAP é uma ferramenta desenvolvida por consultores 3tentos para produtores rurais
*Campos obrigatórios
Enviar
Logo 3tentos Original em Vetor

Mande sua mensagem

Selecione um assunto
Comercial Insumos
Comercial Grãos, Óleo e Farelo
Trabalhe Conosco
Indústria de Extração e Biodiesel
*Campos obrigatórios
Enviar
Logo 3tentos Original em Vetor
CotaçõesCotações
Soja
Dólar
Bolsa Chicago
Referência: 14/05/2021
Produto Último Máxima Mínima Abertura Fechamento %
[CBOT] Arroz 13,42 13,33 -0.22%
[CBOT] Farelo 431,5 423,5 0.00%
[CME Milk Futures] Leite 18,87 18,99 18,87 18,98 18,88 -0.79%
[CBOT] Milho 692,5 718,75 685 717,25 685 -4.73%
[CBOT] Óleo de Soja 68,59 68,41 +0.54%
[CBOT] Soja 1602,5 1625 1620,75 1625 1603,75 -0.53%
[CME Lean Hog Futures] Suínos 111,15 111,575 111,15 111,45 111,15 -0.29%
[CBOT] Trigo 737 730,25 727,25 730,25 727,25 +0.10%
Referência: 13/05/2021
Produto Último Máxima Mínima Abertura Fechamento
[CME Milk Futures] Leite 18,95 19,1 18,94 19,05 19,03
[CBOT] Arroz 13,765 13,36
[CBOT] Farelo 424,7 448 427 448 423,5
[CME Lean Hog Futures] Suínos 111,475 111,925 111,2 111,775 111,475
[CBOT] Soja 1612 1657 1598 1657 1612,25
[CBOT] Milho 729 776,5 709,75 757,5 719
[CBOT] Óleo de Soja 69,05 71,91 70,85 70,85 68,04
[CBOT] Trigo 730 756,5 737 750 726,5
Frequência de atualização: diária