Quanto você colheu? Como foi sua produtividade média? Essas devem ser as frases mais citadas nas rodas de conversas no agronegócio. Todos queremos colher 80, 90, 100 sc/ha de soja, todos queremos atingir o máximo de produtividade. Tão importante é esse aspecto, que existem até concursos que estimulam explorar o máximo do potencial produtivo das plantas, será que existem concursos que estimulam colher mais lucro? Qual das suas áreas garantiu o melhor lucro por hectare? Qual foi o investimento para produzir 1 sc/ha? Quanto tempo você dedica a gestão financeira do seu agronegócio?
De acordo com feedbacks que tivemos ao longo do 5ºCropShow 3Tentos, as maiores “dores” enfrentadas por produtores em suas atividades atuais são relacionadas à gestão financeira da propriedade. Nesses debates, poucas vezes os itens de manejo foram encarados como um problema imediato. A 3Tentos possui o melhor Departamento Técnico do agronegócio gaúcho, e temos orgulho em oferecer não apenas consultoria técnica aos clientes, mas também toda a gestão, incluindo a financeira, que é tão importante quanto a técnica. Cada vez mais precisamos, além de programar um manejo preventivo de pragas e doenças na lavoura e regular uma plantadeira, administrar as finanças tendo como objetivos um foco nos lucros.
Passou o tempo onde as decisões eram tomadas com base em intuições emocionais, precisamos ser racionais, mas para isso é necessário ter métricas gerenciais (administrativas / financeiras) da fazenda. A ausência de precisão sobre gestão financeira compromete a qualidade das decisões tomadas. Diante disso, o uso de ferramentas pode tornar-se um fator relevante para planejar e avaliar o desempenho da propriedade rural, e para isso a 3Tentos possui o PAP, uma ferramenta que alia a gestão técnica com a gestão financeira da propriedade.
Pensando em compartilhar o conhecimento gerado e transmitido por nossos time de consultores, decidimos compartilhar por meio deste artigo os “Três Segredos Para Otimizar a Gestão De Sua Propriedade.”
1. Escritório também é local de trabalho
O primeiro item a ser desmistificado é o de que “meu trabalho é em cima de um trator”. Sim, essa é uma parcela importantíssima e indispensável do dia-a-dia do homem do campo, mas a agenda do tomador de decisões de uma empresa rural não pode ser dedicada exclusivamente à essas atividades. Dedicar algum momento do dia ou da semana a melhorias de processos, contabilização de custos e planejamento financeiro é crucial para melhorar o desempenho geral do negócio. Definir objetivos administrativos e financeiros, com prazos e responsáveis e medir os resultados ao longo do caminho é indispensável no processo de crescimento e sustentabilidade de um negócio rural. As tarefas financeiras devem ser trabalhadas junto das tarefas técnicas, ao mesmo tempo e com a mesma importância. Portanto, dedique seu tempo para planejar, definir objetivos, executar, medir e avaliar!
2. Gestão financeira é um processo contínuo de planejamento e execução.
Imagine-se no seu escritório, na sua casa ou no seu galpão, definindo a margem de lucro que almeja para a próxima safra, calculando custos e projetando preços de venda de seus grãos. Pode definir que certo percentual é aceitável, que cobre os gastos necessários e no final produz o tão almejado lucro. Entretanto, se no momento da venda o preço que antes era ideal agora não parece tão atrativo assim, todo o planejamento financeiro é comprometido, e portanto os lucros. Ainda mais, se no momento da compra aquele planejamento não for seguido, todo o resultado esperado pode ir por água abaixo em uma frustrada nova negociação.
A administração da sua atividade deve ser baseada em um planejamento constantemente vistoriado. Hoje, poucas ferramentas existem para que você acompanhe o desempenho das decisões que foram tomadas previamente. O segredo, portanto, é identificar as medidas e ficar atento à qualquer mudança.
3. Digital de botina, digital no barro
A digitalização da agricultura já é uma realidade. Conforme vários posts do TriBlog, não existe mais a narrativa de que “o Agro será revolucionado”. Já foi. A máxima agora é colocar as ferramentas existentes para funcionar. Diversas soluções estão no mercado prometendo ajudar o produtor na gestão das suas propriedades, mas nenhuma delas entrega simplicidade, objetividade e a consultoria em conjunto.
A ferramenta digital precisa estar intimamente ligada ao dia a dia, precisa ser construída “no barro, de botina”, de maneira alguma ela pode perder a proximidade com o campo, caso contrário não será funcional. Ela deve ser ágil, segura e organizada, de fácil acesso às safras passadas possibilitando o produtor simular diferentes cenários e elaborar estratégias para lidar com fatores que influenciam no resultado final.
Pensando nisso, o terceiro segredo deste artigo é a digitalização da ferramenta de planejamento técnico e financeiro da 3Tentos. Queremos que você dedique seu tempo ao escritório de seu negócio rural e ao mesmo tempo tenha todas as informações do seu planejamento e da execução da sua safra na palma da sua mão, em um trabalho conjunto com seu consultor, onde quer que esteja. Caso queira ser um dos primeiros 30 clientes a usufruir desse segredo, acesse https://www.3tentos.com.br/pap/ e inscreva-se na versão Beta do PAP Digital. Se a Consultoria Técnica da 3Tentos já era a melhor do mercado, digitalizada será de maior valor ainda!