Sementes, fertilizantes, defensivos e maquinários são requisitos fundamentais para que se inicie uma cadeia totalmente produtiva na agricultura. Com isso, muitos produtores rurais, visando o crescimento dos negócios, buscam por crédito junto a instituições financeiras. Neste artigo vamos te explicar como funcionam as linhas de crédito que fomentam a cadeia do agronegócio.
O que é o Crédito Rural?
O Crédito Rural é a linha de crédito oferecida por instituições financeiras aos produtores rurais, cooperativas e associações de produtores com o objetivo de custear a safra dos produtores rurais, a expansão da produção, processamento, comercialização e distribuição. Esta linha de crédito pode ser subsidiada pelo governo ou privada.
Uma das principais diferenças do crédito rural subsidiado pelo governo para o crédito rural privado se dá pela captação dos recursos. Enquanto o crédito subsidiado pelo governo possui recursos controlados pelo Governo Federal, bem como recebe subsídios por meio de juros equalizados para determinados produtos. Já o crédito rural privado capta recursos próprios.
Quais são os tipos de Crédito Rural?
O crédito rural divide-se em três modalidades:
- Crédito para custeio;
- Crédito para investimentos;
- Crédito para comercialização.
O créditoparacusteio é utilizado no intuito de quitar os custos da produção, como sementes, insumos e defensivos.
O crédito para investimento é utilizado quando o produtor rural efetua a compra de um bem durável, como equipamentos de plantio e maquinários.
Por fim, o crédito para comercialização visa financiar não o custo da produção em si, mas sim a venda dela. Um exemplo disso é a antecipação de vendas dos produtos ainda não entregues, bem como a construção de benfeitorias de armazenagem da produção.
Quais os benefícios do Crédito Rural?
O crédito rural possui reais benefícios para os produtores. Um dos grandes atrativos para a aderência dessa modalidade são as taxas reduzidas, comparado a outras oferecidas no mercado, e o prazo para pagamento, sendo na maioria das vezes utilizado o prazo safra ou vencimentos de longo prazo para produtos como crédito para investimento.
Os recursos destinados ao Crédito Rural são definidos pelo Plano Safra, programa de Estado que define o montante que deve ser destinado para as atividades agropecuárias no país. Parte desses recursos é utilizado para subsidiar as taxas de juros, que não são as mesmas praticadas pelo mercado em geral.
No entanto, não é somente através do Crédito Rural que os produtores rurais podem acessar recursos. A contratação de empréstimos ou financiamentos privados via instituições do mercado financeiro para o agro traz outros inúmeros benefícios, como menor burocracia e maior flexibilidade em termos de prazos e garantias, além da perspectiva de juros personalizados.
O processo de contratação passar por análise de crédito utilizando parâmetros e quesitos definidos pela instituição financeira.
Quem pode pedir o Crédito Rural?
Podem solicitar o crédito rural, privado ou público, pessoas físicas ou jurídicas que detém mecanismos de comprovação da atividade agrícola. Sejam elas agricultura, pecuária, criação de gado de corte, atividade leiteira, entre outros.
O que é preciso para conseguir o crédito rural?
Cada instituição financeira possui o seu kit de documentos que são solicitados no momento da contratação do crédito rural. Documentos pessoais de comprovação como identidade, CPF ou CNPJ, comprovante de endereço e documentos relacionados a atividade agrícola exercida, como por exemplo:
- Cópia da matrícula da propriedade;
- Imposto territorial;
- Certificado de cadastro de imóvel rural;
- Outorga de água (para atividades que envolvem irrigação);
- Declaração ambiental (em alguns estados);
- Declaração de Aptidão do produtor (para pequenos produtores);
- CAR – Cadastro Ambiental Rural.
Conclusão
As linhas de créditos focadas para o produtor rural auxiliam e trazem inúmeros benefícios para a expansão das operações, onde as instituições financeira juntamente com os produtores rurais atingem o seu objetivo em comum: o fomento da agricultura no Brasil.