Impactos do manejo nutricional
O correto fornecimento deve ir desde a aplicação via semeadura até as fases de maior exigência das plantas, via adubação foliar, que pode ser realizada conforme a necessidade de cada estádio fenológico da cultura.
Dessa forma, alguns estudos foram conduzidos na área experimental da 3tentos, com o objetivo de avaliar a aplicação de macro e micronutrientes na cultivar de trigo TBIO Toruk, correlacionando valores de produtividade e peso de hectolitro com diferentes índices de vegetação.
Experimento na cultivar TBIO Toruk
A aplicação dos tratamentos foi realizada nos estádios de emborrachamento e antese e as avaliações realizadas consistiram nos índices de vegetação NDRE (Normalized Difference Red Edge), NDVI (Normalized Difference Vegetation Index) e EVI2 (Enhanced Vegetation Index), estimados a partir de voos de drone equipados com câmera multiespectral, bem como produtividade de grãos e peso de hectolitro.
Não houve diferença significativa entre as médias dos tratamentos para os índices de vegetação, entretanto, foi verificada correlação linear positiva entre os índices NDVI e EVI2, assim como no rendimento dos grãos. Como já observado por Pradhan et al. (2018), o maior valor encontrado para o NDVI no trigo foi no estádio de inicialização e floração. Sendo que quanto maior a biomassa e o teor de clorofila, maiores são os valores de NDVI, indicando boas condições de crescimento da cultura (VARIANI, 2011).
Neste estudo foi possível verificar que o peso hectolitro variou pouco entre os tratamentos. Entretanto, os tratamentos que em sua composição apresentavam teores de manganês e nitrogênio, aumentaram em torno de 15 e 14% na produtividade, quando comparados com a testemunha sem aplicação foliar de nutrientes.
Importância do manganês
O manganês atua em várias vias da planta, entre elas, participa da reação de fotólise da água no fotossistema II, da formação de clorofila e da formação, multiplicação e funcionamento dos cloroplastos (FLOSS, 2011). Sendo que, o principal fotorreceptor nos cloroplastos das plantas verdes é a clorofila. Esta é formada principalmente por átomos de magnésio e nitrogênio.
Importância de nitrogenados
A adição de produtos foliares nitrogenados pode beneficiar todos os componentes do rendimento do trigo, em maior ou menor intensidade (ZAGONEL et al., 2002). Desta forma, uma quantidade adequada de nitrogênio é essencial para o incremento da produtividade.
Conclusão
A aplicação foliar de nutrientes é uma ferramenta complementar a adubação de base. É uma forma eficiente de fornecer nutrientes específicos e de acordo com a disponibilidade ou requerimento da cultura, sendo que a aplicação de manganês e nitrogênio foliar no trigo proporcionou incremento na produtividade de grãos.
Referências bibliográficas
FLOSS, E.L. Fisiologia das plantas cultivadas: o estudo está por trás do que se vê. 5. ed. Passo Fundo-RS, 2011. 734 p.
PRADHAN, S.; SEHGAL, V.K.; BANDYOPADHYAY, K.K.; SAHOO, R.N.; PANIGRAHI, P.; PARIHAR, C. M.; JAT, S.L. Comparison of vegetation indices from two ground based sensors. Journal of the Indian Society of Remote Sensing, v. 46, n. 2, p. 321-326, 2018.
VARIANI, C. Sensor óptico ativo como ferramenta para aplicação de nitrogênio na cultura do trigo. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Fitotecnia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
ZAGONEL J.; VENÂNCIO, W.S.; KUNZ, R.P.; TANAMATI, H. Doses de nitrogênio e densidades de plantas com e sem regulador de crescimento afetando o trigo, Cultivar OR-1. Ciência Rural